Principais Perguntas e Respostas  sobre Tomografia

  1. Para que serve a Tomografia?
    A tomografia pode focalizar especificamente a parte do corpo que precisa ser investigada, como (cérebro, coluna, ossos, fígado, pâncreas, rins,  pulmões, etc). Também auxilia na detecção de problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar, edema cerebral, derrame pleural, peritoneal ou cardíaco, além de ser utilizada em casos de traumas, podendo identificar ferimentos, fraturas ou hemorragias. Um dos usos mais frequentes é na identificação de tumores, já que o detalhamento das imagens permite detectar mesmo nódulos bem pequenos. 
     
  2. Como é feito e qual a duração do exame de Tomografia?
    O paciente permanece deitado, enquanto a mesa se desloca lentamente por meio de um arco. As imagens da região examinada são captadas por este arco, que as envia ao computador. A duração do exame varia, em média, entre 10 e 30 minutos. O paciente deverá permanecer imóvel, para que as imagens sejam reproduzidas com qualidade. O profissional responsável poderá se comunicar com o paciente durante toda a realização do exame.
     
  3. A tomografia causa dor?
    O exame é totalmente indolor e nada será sentido. Não há qualquer espécie de contato com o aparelho emissor. Este emitirá os raios-x que passarão pelo corpo e produzirão as imagens na tela.
     
  4. Quem não pode fazer tomografia?
    A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.
     
  5. Qual é o meio de contraste usado na tomografia?
    Os contrastes mais comumente usados são os contrastes iodados (CI).
     
  6. É perigoso tomar contraste?
    O uso de contraste para exames de tomografia contém riscos, contudo são minimizados pela correta indicação médica, e são indicados apenas para casos específicos. Destaca-se que no Grupo Ressonar utiliza-se de contraste não iônico, que reduz significativamente a possibilidade de reações alérgicas.
     
  7. É preciso estar em jejum para fazer tomografia?
    O preparo para fazer a tomografia vai depender do tipo de exame e da indicação médica. Se for simples, como de crânio, são necessárias cerca de três horas de jejum.
     
  8. Qual a diferença da Tomografia para a Ressonância?
    Uma das principais diferenças entre a tomografia x ressonância se dá na maior possibilidade de cortes possíveis pela ressonância. Eles nada mais são que dimensões de imagens produzidas pelos aparelhos, e representadas digitalmente como se fossem “fatias” da parte analisada do corpo do paciente.