Riscos da Automedicação

 


Olá meus amigos e amigas, so Augusto do Grupo Ressonar e hoje vamos falar de um assunto muito, muito importante que infelizmente é cada vez mais comum, pesquisar no Google sobre doenças e acabar fazendo a automedicação.

No Brasil, cerca de 35% dos medicamentos são adquiridos nas farmácias sem orientação médica alguma, ou seja, automedicação.

A Automedicação é o ato de ingerir remédios para aliviar sintomas, sem qualquer orientação médica no diagnóstico, prescrição ou acompanhamento do tratamento.

Pesquisar sobre doenças, medicamentos e tratamentos na Internet é um hábito muito errado. O uso indiscriminado de medicamentos é hoje um dos principais problemas de saúde no Brasil. Dificultando e elevando o custo do tratamento, além de poder agravar, ao invés de curar, o problema de saúde que está tendo.

Todo remédio possui efeitos colaterais e, quando ingerido de forma incorreta, pode causar mais malefícios que benefícios ao organismo.

Graves complicações podem surgir com a automedicação:

- Intoxicação;

- Intolerância medicamentosa, ou seja, um medicamento pode anular a ação de outro;

- Alívio de sintomas que mascaram o diagnóstico correto da doença;

- Reação alérgica;

- Dependência química;

- Resistência ao medicamento.

Antes de ingerir qualquer medicamento, o ideal é realizar uma consulta com um profissional de saúde. Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser muito perigoso para você. Nosso compromisso é cuidar de você!