Ressonar reforça a importância da conscientização sobre o Câncer do Colo do Útero

Vinte e oito mil mortes são registradas anualmente na América Latina.

Uma doença silenciosa e na maioria das vezes agressiva o suficiente para levar a óbito, assim é o Câncer do Colo do Útero.Em 2017, mais de 6 mil mulheres perderam a luta para a doença que pode ser evitada, alerta a Organização Mundial da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra que o câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer mais frequente em mulheres em geral e o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Em 2018 foram 570 mil novos casos e 311 mil mulheres morreram pela doença – sendo que mais de 85% dessas mortes ocorreram em países de baixa e média renda.

O Câncer do Colo do Útero é o quarto mais frequente em mulheres no mundo e, em sua maioria, as mortes são registradas em mulheres de baixa renda e de regiões menos desenvolvidas.

Conforme a OMS, o tratamento precoce previne até 80% do câncer do colo de útero onde existem programas em que as mulheres são examinadas, identificando a maior parte das lesões pré-cancerosas em estágios iniciais, quando são facilmente tratadas.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.  A maior parte dessas infecções se curam sozinhas, mas em alguns casos podem se tornar crônicas e lesões pré-cancerosas que se não diagnosticadas a tempo têm risco de evoluir para um câncer invasivo.

Fonte: (Instituto Vencer o Câncer).