O mundo está mobilizado e o Grupo Ressonar não poderia ficar fora dessa campanha. Iniciamos o Outubro Rosa com uma série de ações voltadas para a conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
É observando o alerta desses dados, que nos mobilizamos enquanto instituição de saúde para a disseminação de informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama. Através da distribuição de materiais informativos, da constante divulgação em nossas redes sociais e da conscientização também do nosso público interno, que pretendemos alcançar o maior número de mulheres nessa campanha.
Prevenção é sempre o nosso foco, e como somos referência em exames de imagem, destacamos a importância da realização da Mamografia a partir dos 40 anos. É através dela, que a mulher consegue detectar a doença ainda em seu estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura. Ainda podem ser indicados como preventivos, a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética. Caso haja alguma alteração nos exames de imagem, a biópsia é o procedimento indicado para confirmação do diagnóstico.
Também alertamos sobre a importância de se adotar hábitos saudáveis que são fatores que previnem o surgimento da doença. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e o controle do peso, não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e fazer o uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal sempre com acompanhamento médico, são atitudes que podem diminuir os fatores de risco para a doença.
Acreditamos que a informação é a arma para diminuirmos a incidência, o agravamento de quadros e a mortalidade de mulheres pelo câncer de mama. Com a parceria de especialistas, médicos Mastologistas e Ginecologistas seguimos firmes nessa campanha, para trazermos os melhores esclarecimentos ao público feminino.
Teste 14/10/2020