Março Amarelo, mês de conscientização sobre a Endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória crônica, que impacta significativamente na vida das mulheres. Os principais sintomas da doença são dor pélvica, cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, desconforto ou dor para urinar ou evacuar durante o período menstrual, distensão abdominal, fadiga e infertilidade. Atualmente, afeta cerca de 190 milhões de mulheres em idade reprodutiva pelo mundo, sendo que 1 em cada 10 mulheres nessa fase da vida terão a doença. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença (maio, 2021).

Em março, mundialmente falando, a endometriose é o ponto chave de discussões, conscientização e repasse de informações atualizadas sobre a doença. Na maioria dos casos, a descoberta só acontece tardiamente, levando em média 7 a 10 anos após o início dos sintomas.

O diagnóstico preciso pode ser feito por imagem e, em Montes Claros, o Grupo Ressonar foi pioneiro na realização desses exames por médica especialista em endometriose, trazendo para esse público a oportunidade de conduzir a doença de forma segura, reduzindo os impactos negativos.

A médica radiologista Maria Fernanda Abreu, especialista no assunto, traz informações sobre a realização dos exames, a importância dos mesmos tanto para o diagnóstico, quanto para o mapeamento e acompanhamento da doença e ressalta o significado do encurtamento no tempo de diagnóstico:

“A endometriose por ser uma doença que impacta de forma significativa a qualidade de vida das mulheres, precisa de uma atenção especial de todos os profissionais da área da saúde. É necessária essa atenção, para que todas as pacientes consigam um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, recuperando e reestabelecendo a sua qualidade de vida. Nós, médicos radiologistas, temos um papel fundamental tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento destas pacientes,” finaliza.

Para mais informações, procure um médico ginecologista e fique sempre atenta aos sinais que seu corpo dá.

Fique ligado nas nossas redes sociais para mais conteúdos precisos e atualizados sobre saúde e diagnósticos por imagem.