Entrevista com Dra. Maria Fernanda Borges

 


A Dra. Maria Fernanda Borges Abreu, radiologista do Grupo Ressonar, esteve presente no programa Fala Doutor, da TV Gazeta, para uma conversa sobre a campanha do março amarelo e a conscientização a respeito da Endometriose, doença que atinge 1 em cada 10 mulheres brasileiras em idade reprodutiva. 

A Endometriose como uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela presença de células do endométrio em situação extra-uterinas. Nas palavras da Dra. Maria Fernanda “a endometriose é quando as células do endométrio estão fora do útero.” 

Segundo a radiologista, a cura da doença é a partir da extração de todas as lesões causadas pela Endometriose e a prevenção para que essas lesões não sejam recorrentes. No entanto, é muito complexo todo este processo, portanto, o foco principal deve ser no tratamento que, quando adequado, devolve a qualidade de vida da mulher, com o retorno às atividades diárias normais. 

A Dra. encerra falando sobre a importância da atenção aos sinais que o organismo dá, como: a cólica menstrual intensa, a dor no ato sexual, a dor pélvica crônica e a dificuldade para engravidar. E finaliza dizendo “o primeiro passo para o diagnóstico da Endometriose é a busca por um médico ginecologista”.

Nos canais de comunicação do Grupo Ressonar é possível acompanhar toda a campanha do Março Amarelo, com foco na Endometriose, na desmistificação de termos e na conscientização através do diálogo amplo e intenso. Acompanhe-nos, informe-se e participe da conversa. Juntos, lutamos contra a Endometriose!