Entrevista com Dr. Diego Eleutério

 


O programa Fala Doutor, comandado pelo apresentador Afonso Mendes, e transmitido pela TV Gazeta, mais uma vez abriu as portas dos estúdios da emissora para uma nobre causa, levar informação de qualidade à nossa população. O convidado da vez foi o Dr. Diego Eleutério, Médico Radiologista, que levou muitas informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul. 

Durante o bate papo com Afonso Mendes, Dr. Diego Eleutério ainda esclareceu alguns mitos, que ainda dificultam o diagnóstico da doença entre o público masculino, dentre eles, relacionados aos sintomas do câncer de próstata. O médico radiologista esclareceu que câncer de próstata têm um crescimento lento, seu avanço geralmente é silencioso e, quando provoca sintomas, geralmente são alterações urinárias, como dificuldade de urinar, aumento da frequência urinária e, em casos mais avançados, dores ósseas, que podem indicar metástases. O médico alertou que várias doenças da próstata podem ter sintomas semelhantes ao câncer de próstata, como a Hiperplasia Prostática Benigna, que é mais frequente, por isso, a importância do acompanhamento regular para que qualquer alteração seja diagnosticada precocemente. 

A recomendação é que o rastreamento seja feito anualmente, a partir de 50 anos, ou antes, quando envolvem fatores de risco como, a presença da doença em familiares de primeiro grau.  O Médico Radiologista ainda esclareceu dúvidas dos telespectadores sobre as causas do câncer de próstata e explicou que a doença pode envolver diversos fatores como, sedentarismo, má alimentação, que são fatores modificáveis. No entanto, o médico explicou que outros fatores não modificáveis como, a idade, a raça, no caso homens negros, que tendem a desenvolver a doença com maior frequência. 

Quanto ao diagnóstico da doença, Dr. Diego Eleutério ainda explicou sobre os exames solicitados no diagnóstico da doença, como os exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como a Ressonância Magnética, indicada para visualizar alterações e indicar a localização de alguma lesão com precisão, e depois da confirmação, o exame também pode ajudar acompanhar a progressão da doença e orientar o tratamento adequado. A Ressonância Magnética também vai servir para orientar os médicos na realização da a Biópsia, que é o exame que confirma a presença do câncer. Neste exame, retira-se fragmentos do tecido para avaliação de forma rápida, indolor e com precisão.  O médico radiologista anunciou em primeira mão, aquisição pelo Grupo Ressonar, de um software que permitirá em tempo real a visualização, da localização de lesões através da Ressonância, trazendo ainda mais segurança e precisão durante os exames de Biópsia. 

O programa foi ao ar no último dia 17 de novembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Próstata, um momento oportuno para reforçar a campanha Novembro Azul, que é desenvolvida aqui no Grupo Ressonar, com diversas ações de conscientização. Dr. Diego Eleutério agradecer a oportunidade de levar esclarecimentos à população sobre este tema tão importante para a população.