Dezembro Laranja abre temporada de conscientização sobre o câncer de pele

Verão, férias, sol, mar e piscina! Essa é a melhor temporada para lembrar sobre a importância da prevenção diária contra o câncer de pele, que é o tipo de tumor com maior incidência no Brasil. O Grupo Ressonar entra na campanha Dezembro Laranja para trazer informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que acomete cerce de 180 mil brasileiros a cada ano. 

Queremos alertar que a exposição solar excessiva, sem proteção, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família, estão mais propensos a desenvolver a doença, por isso, o cuidado deve ser redobrado.  

Os cuidados devem ser adotados não só na temporada de verão. Higienização, hidratação e proteção solar contra a radiação UVA e UVB, devem fazer parte da rotina de todos. Além disso, o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros, roupas ajudam a proteger da exposição direta da pele ao sol. Sempre que possível, evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. 

Também não podemos deixar de ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença, por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos principais sintomas como: manchas e feridas que não saram com facilidade, coçam, descamam ou sangram durante várias semanas; sinais como verrugas ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; lesões na pele de aparência elevada e brilhante, com crosta central e que sangram facilmente.

Ao longo deste mês de Dezembro o Grupo Ressonar estará reforçando essas e outras informações importantes em nossas unidades, redes sociais e outros canais de comunicação. Acompanhe, participe, tire suas dúvidas e aproveite o sol com o máximo de cuidado.