Incentivar o diagnóstico precoce, para salvar vidas. Esse é o grande objetivo da campanha Outubro Rosa, realizada pelo Grupo Ressonar. Considerando que este é o tipo de câncer mais incidente em mulheres, com projeção de 66 mil casos a cada ano, é o nosso dever trazer informações que esclareçam o público feminino sobre a prevenção diagnóstico e tratamento.
Como sabemos, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, e alguns deles, infelizmente não podem ser evitados, tais como, a idade, fatores endócrinos/história reprodutiva. Já os fatores comportamentais, que é uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, abandonar o hábito de fumar, são formas de prevenir a doença.
É muito importante que a mulher esteja atenta aos sinais do seu corpo. Alguns dos sinais do câncer de mama envolvem: edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Também faz parte da prevenção, manter os exames médicos em dia. A mamografia é o exame capaz de detectar o câncer de mama em seus estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame. Já para aquelas que têm histórico familiar, a orientação é que o exame seja feito antes disso.
São muitas as informações que queremos passar à nossas colaboradoras, pacientes e à comunidade em geral. Por isso, estaremos engajados não só em nossas unidades, mas também nas redes sociais, na imprensa, e em todos os espaços possíveis para que mais mulheres sejam conscientizadas com informações seguras, produzidas pela nossa equipe médica.