Campanha Janeiro Verde Piscina

Um alerta à mulheres! De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. É o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, no Brasil. 

Diante dos dados relevantes, o Grupo Ressonar dedica o mês de janeiro à conscientização sobre o câncer de colo de útero, incentivando mulheres à prevenção da doença. O principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV, que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer de colo do útero tem grandes chances de cura. Portanto, é importante fazer regularmente o Papanicolau, que é o exame para rastrear alterações nas células do colo do útero. 

Através de nossas redes sociais e em nossas unidades vamos levar informações sobre a importância da vacina contra o HPV, os exames preventivos, os outros fatores de risco para o câncer de colo de útero e os sintomas da doença. Por ser uma doença de desenvolvimento lento, a fase inicial do câncer de colo de útero não costuma apresentar sinais e sintomas. Em estágios mais avançados ou quando já acometeu outras regiões, a doença pode causar: Sangramento vaginal anormal; Sangramento e dor após a relação sexual; Menstruação mais longa que o comum; Dor abdominal; Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue. Esses sinais e sintomas não são exclusivos do câncer de colo de útero, também podem acontecer devido a outros fatores. 

O diagnóstico das lesões pré-cancerosas e cancerosas é feito pelo exame de Papanicolau e pela biópsia do tecido do colo do útero, que confirma a presença de um câncer. Em caso de diagnóstico positivo para câncer, o médico poderá pedir exames de imagem para verificar a extensão da doença. O tratamento mais adequado para cada caso é determinado pela extensão da doença.

Temos muito a falar sobre o assunto. Continue acompanhando nossas redes sociais e ações relacionadas à campanha Janeiro Verde Piscina. Participe e convide outras mulheres a se engajarem nesta causa.