Biópsia Transperineal é tema de encontro com médicos urologistas

Evento aconteceu em restaurante da cidade com radiologistas do Grupo Ressonar presentes.

 

No dia 31 de outubro, médicos urologistas de Montes Claros se encontraram com o médico radiologista e especialista em biópsia Transperineal, Diego Eleutério e com outros radiologistas do Grupo Ressonar, para um bate-papo sobre a saúde do homem e as modernidades que a instituição oferece atualmente.

Mais uma vez, o pioneirismo do Grupo marca presença na história do Norte de Minas, oferecendo o cuidado que a saúde do norte-mineiro.

Ao contrário da biópsia transretal convencional, que envolve a inserção de agulhas através do reto, a biópsia transperineal é realizada através da pele na região entre o ânus e o escroto. Isso resulta em uma menor chance de infecções e complicações, além de permitir uma amostragem mais completa da próstata.

Principais vantagens da biópsia transperineal:

Menor risco de infecção: a biópsia transperineal reduz o risco de infecções a praticamente zero ao evitar o contato direto com o trato gastrointestinal, contrastando com a biópsia de próstata convencional (transretal), em que o índice de infecção pode ultrapassar 5%, sendo alguns destes casos graves que necessitam de internação.

Maior precisão: A obtenção de amostras de algumas áreas da próstata pode resultar em amostras mais representativas e, portanto, em um diagnóstico mais preciso.

Mínimo desconforto: Os pacientes relatam uma experiência menos desconfortável em comparação com as biópsias retais tradicionais.

Maior segurança: A técnica transperineal mostrou-se uma opção mais segura para pacientes com fatores de risco para infecção, como pacientes diabéticos.

Para o médico radiologista e especialista no assunto, Diego Eleutério, “à medida que a medicina continua avançando, a biópsia transperineal emerge como uma ferramenta valiosa no arsenal de diagnóstico médico, permitindo uma detecção precoce mais precisa e com menos efeitos colaterais [...]. Essa metodologia antes exclusiva dos grandes centros médicos promete uma maior precisão e menor risco na detecção precoce de câncer de próstata.”, finaliza.