A Elastografia é um recurso de diagnóstico por imagem de aplicação clínica recente, ainda pouco utilizada no Brasil, mas em crescente ascensão .
Este estudo permite a avaliação de anormalidades relacionadas a perda da elasticidade dos tecidos , que pode ocorrer em algumas situações de doença , especialmente aquelas em que ocorre fibrose. A Elastografia pode ser feita por vários métodos, incluindo ultrassonografia e ressonância magnética, sendo realizadas medidas de rigidez dos tecidos .
O exame é simples e indolor, não utiliza agulhas e possui alta acurácia no diagnóstico de doenças, sendo especialmente aplicada para o fígado . Representa uma alternativa à biópsia, permitindo confirmar ou descartar a existência de fibrose / cirrose , identificar o estágio da doença hepática em que o paciente encontra , acompanhar evolutivamente as alterações e avaliar o risco de complicações.
Além do fígado, a elastografia também pode ser usada em outras áreas , como tireoide, mama , baço e próstata .
O Grupo Ressonar possui exclusividade em Montes Claros na realização da Elastografia Hepática , tanto por ultrassonografia quanto por ressonância magnética .
Dra. Cristiane Turano
Mestre em Cuidados Primários em Saúde pela Unimontes
Médica Radiologista do Grupo Ressonar
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radilogia
Professora do Curso Médico da Unimontes