Elastografia

A Elastografia é um recurso de diagnóstico por imagem de aplicação clínica recente, ainda pouco utilizada no Brasil, mas em crescente ascensão .

Este estudo permite a avaliação de anormalidades relacionadas a perda da elasticidade dos  tecidos , que pode ocorrer em algumas situações de doença , especialmente aquelas em que ocorre fibrose. A Elastografia pode ser feita por vários métodos, incluindo ultrassonografia e ressonância magnética,  sendo realizadas medidas  de rigidez dos tecidos .

O exame é simples e indolor, não utiliza agulhas e possui  alta acurácia  no diagnóstico de doenças, sendo especialmente aplicada para o fígado . Representa uma alternativa à biópsia, permitindo confirmar  ou descartar a existência de fibrose / cirrose , identificar o estágio da doença hepática em que o paciente encontra , acompanhar evolutivamente as alterações e avaliar o risco de  complicações. 

Além do fígado, a elastografia também pode ser usada em outras áreas , como tireoide, mama , baço e próstata . 

O Grupo Ressonar possui exclusividade em Montes Claros na realização da Elastografia Hepática , tanto por ultrassonografia quanto por ressonância magnética .

Dra. Cristiane Turano 

Mestre em Cuidados Primários em Saúde pela Unimontes 
Médica Radiologista do Grupo Ressonar 
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radilogia 
Professora do Curso Médico da Unimontes

Receba esse conteúdo por Email

Ao clicar em enviar, você concorda em receber Emails desse site.